06.06.2014

ClassCraft educa e transforma a sala de aula em verdadeiro RPG

Cansado da falta de colaboração na sala de aula, este professor criou um novo meio de interação entre sua matéria e seus alunos.

Shawn Young, professor de física, desenvolveu um novo ambiente para o aprendizado e para colaboração dentro das salas de aula. Depois de alguns testes de trabalho em grupo, o professor e idealizador percebeu que os alunos, além de tirarem notas melhores, precisavam de um envolvimento de trabalho em grupo e cooperação mútua, e esse é um dos pontos fortes do aplicativo ClassCraft.

Aprendizado Divertido

Cada aluno possui um personagem e uma classe (Guerreiro, Mago ou Clérigos/Curadores), e cada classe possui habilidades especiais que favorecem tanto o aluno como toda a classe.

class

Ao inicio da aula, todos os alunos querem ver seus status e pontos pois um evento aleatório acontece nos intervalos. Os alunos ganham Pontos de Experiência (XP) conforme completam atividades como: fazer o dever de casa, ajudar seus companheiros de classe, responder corretamente as perguntas do professor.classcraft_main

 

Como também podem ser penalizados na sua barra de Pontos de Vida (HP) ao chegarem atrasados ou perturbar na sala de aula. Se o jogador perder todo o seu HP, ele morre, e além dele, seu time também sofre penalidades, criando um ambiente de ajuda mútua entre os alunos, para todos obterem os melhores resultados.

Destaques

Os principais pontos que Young destaca no processo de aprendizado ao utilizar a Gamificação são:

  • Um incrível Aumento na Motivação dos Estudantes
  • Aprendizado Colaborativo e Divertido
  • Melhora o Comportamento em Sala de Aula

 Game Design

Apple_Set21

O aplicativo possui um ambiente completo de interação colaborativa para cada grupo de alunos, onde tanto o professor como os alunos tem acesso pela desktop ou por mobile. A interface cria uma experiência interativa tanto para comunicação quanto aprendizado. Games são uma das melhores abordagens para reter atenção e motivar o trabalho em equipe.

Assim como nos video games, ClassCraft permite que os alunos façam escolhas, participem de competições e interajam com seus colegas de classe. A criação de times motiva os alunos a trabalharem juntos e conquistarem pontos.

 

Retorno

A versão mais básica do aplicativo está disponível de graça e permite acesso completo ao gameplay, customização de regras, acesso aos estudantes e múltiplas traduções (por enquanto ainda não em Português). Outras opções como Freemium, permitem novas funcionalidades com a venda apenas de moedas no jogo para customização de personagens (onde o estudante não pode gastar mais de $4,99 por ano) e Premium, onde o valor é $2 para cada estudante cadastrado.

 

Resultados

Independente de qual opção escolher, ClassCraft gera resultados incríveis de interação e colaboração dentro da sala de aula. A Gamificação torna tudo mais divertido. Essa nova forma de aprendizado pode ser o alvo principal para manter a atenção, principalmente da geração que nasceu ligada nos computadores.

 

  • Por Bibi De Carli

    Designer Gráfica e Digital, trabalhou como Diretora de Arte e Produtora Gráfica em agências de Publicidade. Pós-Graduada em Marketing Online e Mídias Sociais, hoje trabalha como Freelancer e decidiu criar um blog para juntar seus interesses por design e inspiração em um só lugar. :)