23.10.2014

Projeto Inovador Pretende Aplicar Placas Solares no Asfalto

Através do IndieGogo, o projeto americano Solar Roadways arrecadou $2,2 milhões, entre entusiastas e organizações de pesquisa e desenvolvimento.

Os painéis solares foram desenvolvidos para serem um novo tipo de pavimento, tanto para rodovias, como calçadas, parques e estacionamentos.

Além de captar energia de forma eficiente sem agredir ao meio ambiente, os painéis podem ser automatizados para sinalização, derretimento de neve e diminuição em 75% da emissão de gases estufa.

A ideia foi criada em 2006 pelo casal Scott e Julie Brusaw. Scott é engenheiro elétrico, com 25 anos de experiência em hardwares, softwares e firmwares, e Julie é conselheira. O projeto inicial de pesquisa foi patrocinado pela Administração Federal de Estradas dos EUA (Federal Highway Administration).

A superfície da Solar Roadways foi testada para tração, aderência e resistência de impacto, sendo aprovada pelos laboratórios de engenharia americanos. Seu sistema é modular, permitindo uma melhor personalização e aplicação nas infraestruturas, e também direcionar as águas das chuvas para locais corretos.

O projeto já foi destaque em inúmeras apresentações como TED, Google e NASA. Foi também vencedor de diversos prêmios, como GE’s Ecomagination Challenge em 2010, e finalista no Prêmio Mundial de Tecnologia para Energia, em 2013.

O valor arrecadado será revertido para construção de um protótipo em forma de estacionamento.

  • Por Bibi De Carli

    Designer Gráfica e Digital, trabalhou como Diretora de Arte e Produtora Gráfica em agências de Publicidade. Pós-Graduada em Marketing Online e Mídias Sociais, hoje trabalha como Freelancer e decidiu criar um blog para juntar seus interesses por design e inspiração em um só lugar. :)